13 de agosto de 2015

Transformação da gaveta velha

O maridão anda pela rua catando os entulhos e trazendo para casa. Aí chega e fala " Amor olha que legal que eu trouxe, dá para você fazer uma coisa bem legal..." Na maioria das vezes ele traz coisas interessantes, eu só não sei onde vamos colocar tanto entulho =)
E outro dia chegou com essa mega gaveta queimada e quebrada. 
Ele pregou alguns preguinhos, usou cola branca para colar o fundo e eu comecei a transformação. Eu quis dar uma envelhecida na gaveta, fazer tipo uma patina que vi em um blog que sigo. Claro que fiz do meu jeito, com os materiais que tenho a disposição no atelier. Deu trabalho, mais ficou lindona. Vamos ao passo a passo.



1° - LIXAR TODA A GAVETA (Lixa 60/80)
A parte mais chata, e para mim que sou alérgica é complicado, só que é fundamental deixar a superfície bem lisa para passar a tinta. A medida que for lixando vai limpando com um pano úmido para tirar a poeira (que é muiiiittaaaa).


2° APLICAR A BASE PREPARATÓRIA (Tinta PVA acrílica branca)
Sempre tem que ter a base antes de usar outra cor. Eu usei a tinta PVA branca porque o galão médio é barato e depois eu posso misturar corantes e ter mais opções de cores no atelier.
Pintei com rolinho e nos cantos com uma trincha média. (o rolinho nas superfícies lisas adere melhor a tinta e é mais fácil de aplicar). Uma camada apenas de tinta e tem que esperar 1 dia para secar completamente.



3° APLICAR O BETUME
Com um pano velho eu apliquei o betume. Fui esfregando o tecido sempre na mesma direção.
Em algumas partes deixei mais escuro o betume e em outras usei a lixa 80 para dar uma clareada e dar um efeito de desgaste.
O betume gruda na mão, acaba com a unha, é bom passar com pincel ou estopa e usar luvas, eu não usei o pincel, porque não iria dar efeito que queria e estopa eu não tinha, então foi o pano mesmo e deu certo. A luva é recomendável, eu não gosto porque perco a aderência... Mas a unha fica horrível. Para tirar, só com aguarrás.



4° PATINA (Tinta Palha)
Usando uma trincha média, pouca tinta, vem a parte da patina. Que é só sujar mesmo. Vai passando a trincha sempre na mesma direção, com muita pouca tinta. Só para quebrar a cor escura do betume.
Usei a tinta palha. Não tirei foto desse processo, mas não tem segredo. O betume seca muito rápido, depois de uma hora já pode passar a tinta.

5° DECOUPAGEM NA LATERAL
Como a gaveta estava queimada na lateral e com a lixa não saiu tudo, eu resolvi fazer uma decoupagem com esse guardanapo de borboleta (já tem borboleta na parede do quarto, ia combinar)
Não sou muito boa na decoupagem, mas me viro. O guardanapo deve combinar com a pintura para dar o efeito certo, como se o papel sumisse, fosse parte da pintura. Colei com cola branca para artesanato e depois passei verniz somente na parte da decoupagem. (verniz demora 3 dias para secar completamente).


O RESULTADO ;)



Blog de referência que adoro de paixão. Essa artesã é fera, explica muita coisa interessante. Vale a pena conferir http://http://alemdaruaatelier.com.br/








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Flores pelo caminho ;)